Biblioteca Virtual
Base Bibliográfica
Base Documental
Banco de Imagens
Testemunhos
Listas Refugiados
BIBLIOTECA VIRTUAL
Espaço que engloba vários núcleos que se relacionam com a investigação. Aqui é possível consultar online bibliografia (livros e artigos), documentação (cartas, ofícios, circulares), imagens (fotografias e filmes), testemunhos (orais e escritos) e o registo dos refugiados.
Base Bibliográfica
Informação bibliográfica nacional e internacional sobre Aristides de Sousa Mendes e outros temas tratados neste site, nomeadamente, Portugal e a II Guerra Mundial, Refugiados em Portugal, Salazar e o Estado Novo, Holocausto, etc.
Base Documental
Neste núcleo é possível ao visitante consultar online a documentação disponível proveniente de vários arquivos nacionais e internacionais. A saber:
ANTT – Arquivo Nacional da Torre do Tombo,
Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros,
Arquivo Histórico e Municipal de Cascais,
Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha,
Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças,
Ordem dos Advogados (Secretaria do Conselho Geral),
Hemeroteca Municipal de Lisboa,
Gabinete de Estudos Olisiponense – Câmara Municipal de Lisboa,
Fundação Aristides de Sousa Mendes,
Centro de Documentação e Informação do Diário de Notícias,
Archives Départementales du Conseil Géneral de la Gironde,
Arquivo Histórico Judaico-Brasileiro,
Mémorial de la Shoah – Musée Centre de Documentation Juive Contemporaine,
Yad Vashem,
Colecções Privadas.
Banco de Imagens
Núcleo onde se podem encontrar todas as imagens fixas e em movimento, à excepção dos testemunhos orais, do site. A maioria é proveniente de arquivos nacionais, públicos e privados. Existem também imagens de arquivos internacionais. A saber:
ANTT – Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Centro Português de Fotografia),
Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros,
Câmara Municipal da Anadia,
Câmara Municipal da Mealhada,
Arquivo Histórico Municipal de Mafra,
Arquivo Municipal da Figueira da Foz,
Arquivo-Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira,
Câmara Municipal da Anadia,
Câmara Municipal da Mealhada,
Centro de Documentação e Informação do Diário de Notícias,
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, I.P.,
Cruz Vermelha Portuguesa,
Fundação Aristides de Sousa Mendes,
Gabinete de Estudos Olisiponenses – Câmara Municipal de Lisboa,
Hemeroteca Municipal de Lisboa,
Imagoteca Municipal de Coimbra,
Archives Municipales de Bordeaux,
Mémorial de la Shoah – Musée Centre de Documentation Juive Contemporaine,
Steven Spielberg Film and Video Archive - United States Holocaust Memorial Museum,
USHMM- United States Holocaust Memorial Museum,
Colecções Privadas.
Testemunhos
Espaço dedicado aos relatos na primeira pessoa. A maioria refere-se a testemunhos de refugiados salvos por Aristides de Sousa Mendes mas, também se podem encontrar relatos de outras pessoas que ou o conheceram ou que se referem a ele.
Testemunhos escritos - Para além dos testemunhos orais, que são a maioria, existem alguns escritos, sendo o mais completo, proveniente do Arquivo de Yad Vashem - The Holocaust Martyr’s and Heroes Remembrance Authority.
Testemunhos orais - A maior parte destes testemunhos pertencem à USC Shoah Foundation The Institute for Visual History and Education. Para além destes, existem ainda, testemunhos orais gravados pela RTP, no âmbito da preparação de um documentário, "O Cônsul Injustiçado", assinado por Diana Andringa e Teresa Olga, em 1992.
Registo de Refugiados
Milhares de pessoas foram salvas por Aristides de Sousa Mendes, embora não exista o registo exaustivo de todas elas. A lista mais completa é a relação do Livro de Registo do Consulado de Bordéus. Contudo, é bom não esquecer que, muitos dos nomes que constam nesse livro correspondem a várias pessoas. É o caso, por exemplo dos vistos nº 1845 e nº 2217, passados em nome de Benjamin Wolf Gutwirth e Jacob Gutwirth, que correspondem a dez pessoas.
Através do processo disciplinar instaurado contra Aristides de Sousa Mendes, sabe-se que este passou desde o início da guerra alguns vistos, à revelia do governo português. Assim, optou-se por apresentar na Base Documental a reprodução das folhas do Livro de Registos do Consulado de Bordéus, desde 1 de Setembro de 1939 até 22 de Junho de 1940.
Para facilitar a consulta, optou-se também por apresentar - organizados por ordem cronológica e alfabética – a transcrição dos nomes relativos aos vistos emitidos entre 17 de Maio e 22 de Junho de 1940.
Sabemos que nem todos os vistos concedidos entre Maio e Junho de 1940 eram ilegais. Contudo, optamos por apresentar a lista completa, tendo em conta que a grande maioria não teve autorização do governo português, sobretudo aqueles que foram emitidos após a queda de Paris.
O MVASM tem vindo a cruzar esta informação com a que consta no site da Sousa Mendes Foundation, o que tem permitido corrigir nomes e identificar as várias pessoas que, sob o mesmo nº de registo, receberam vistos de Aristides de Sousa Mendes.
No entanto, tendo em conta que a Sousa Mendes Foundation - cujo objectivo primeiro é identificar todos os que receberam vistos de Aristides de Sousa Mendes - faz actualizações diárias no seu site, recomendamos a consulta do mesmo para quem queira saber mais.
Existe, também, outra listagem (Outras fontes) com a compilação de nomes, identificados através de bibliografia, outra documentação e/ou testemunhos.
Dessa lista constam ainda outros nomes que, sabemos terem beneficiado de vistos não autorizados e que foram emitidos antes de 17 Maio de 1940.